Lançado o livro “E os Estados? Federalismo, relações intergovernamentais e políticas públicas no Brasil contemporâneo”

Livro aborda o tema dos Estados na federação brasileira. Leia a notícia!

O IPEA deu uma grande contribuição aos estudos federalistas no Brasil com a publicação do livro “E os Estados?” A obra coletiva é estruturada em várias partes.

Na primeira, há uma apresentação dos Estados nas federações com especial atenção às preferências dos brasileiros na federação e aos estados como “elo perdido” da cadeia federativa.

A segunda parte traz os estudos do federalismo fiscal analisando, também, a questão à luz de outros países (como o Canadá e a Austrália).

A terceira parte analisa o papel dos estados na coordenação e difusão federativa, notadamente a partir do olhar das políticas públicas. Há trabalhos que analisam a questão na perspectiva da teoria dos jogos na barganha federativa.

A quarta parte é dedicada aos estudos sobre a burocracia e as estruturas estaduais, como, por exemplo, as secretarias de Estado, capacidades tecnológicas e tribunais de contas.

A quinta parte indica os Estados em ação, promovendo políticas afirmativas, serviços de educação e assistência social e o importante aspecto da inovação no âmbito estadual.

A sexta parte é dedicada sobre a reação dos Estados durante a pandemia da COVID-19.

Esse, sem dúvidas, é um excelente e pioneiro trabalho que entra para a literatura obrigatória do federalismo brasileiro, notadamente para quem discute o federalismo a partir da perspectiva dos Estados, contando com importantes pesquisadores de federalismo nacionais (como, por exemplo, Marta Arretche) e internacionais (como John Kinkaid).  

O livro é de acesso gratuito e pode ser baixado diretamente do site do IPEA no seguinte endereço: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12003

Parabéns aos organizadores Pedro Palotti, Elaine Cristina Licio, Sandra Gomes, Catarina Ianni Segatto e André Luis Nogueira da Silva e a todos os autores. 

Compartilhe esta notícia

Contato